OBRIGADO PELA VISITA E VOLTEM SEMPRE portugal 2.BMP JAMS BLOG: Ficamos para ver

sexta-feira, julho 15, 2005

Ficamos para ver


Governo avança segunda-feira com novo concurso
O Governo vai lançar na próxima segunda-feira um novo concurso para a atribuição de potência eólica que permitirá criar um "cluster" nacional. Até 2010 Portugal deverá ter 39 por cento de energias renováveis.( 18:38 / 15 de Julho 05 )
O Ministério da Economia não especificou qual a potência a atribuir, mas o secretário de Estado Adjunto, António Castro Guerra, já tinha admitido como muito provável que a potência aumentasse dos anteriores 1.100 para 1.500 megawatts (MW). O anterior concurso, de 1.100 MW, lançado pelo ministro Álvaro Barreto quando o Governo se encontrava já em fase de gestão, foi anulado pelo actual Executivo que levantou dúvidas quanto à sua legitimidade.
Outros dos argumentos utilizados, com base na contestação dos potenciais investidores e da Associação Portuguesa das Energias Renováveis (APREN), foi o de que o modelo sugerido não promovia a criação de um "cluster" nacional porque não tinha dimensão para atrair fabricantes. A energia eólica é uma das prioridades do Governo que, no âmbito do Programa de Investimentos em Infra-Estruturas Prioritárias (PIIP), anunciou um investimento total de 5.563 milhões de euros para o sector energético, dos quais 2.530 milhões de euros para a eólica. O objectivo de Portugal para 2010 é conseguir ter 39 por cento da electricidade consumida produzida a partir de fontes renováveis, o que corresponde a uma capacidade instalada de 9.680 MW. No que se refere à energia eólica, o objectivo para 2010 é alcançar uma potência instalada de 4.500 MW.
Segundo dados da Direcção-Geral de Geologia e Energia (DGGE), até ao final do primeiro trimestre deste ano tinham sido licenciados 2.258 MW de potência eólica. Imprimir esta notícia Artigo disponível em WAP Artigo disponível em PDA