OBRIGADO PELA VISITA E VOLTEM SEMPRE portugal 2.BMP JAMS BLOG: Morreu Wim Duisenberg

domingo, julho 31, 2005

Morreu Wim Duisenberg



Morreu Wim Duisenberg
Primeiro presidente do BCE faleceu em França
Wim Duisenberg, antigo presidente do Banco Central Europeu, foi encontrado morto numa casa no Sudeste de França. Era considerado, por muitos, como o pai do euro.


Duisenberg, 70 anos, foi encontrado pela polícia francesa na piscina de uma habitação de Faucon, no Sudeste de França. Apesar dos esforços, os bombeiros não o conseguiram reanimar. Nascido a 9 de Julho de 1935, em Heerenveen, Holanda, era conhecido pela figura imponente.
Foi o primeiro presidente do Banco Central Europeu, entre 1998 até ao Outono de 2003. A presidência de Duisenberg coincidiu com a introdução da moeda única em doze dos países da União Europeia.
Durante a carreira como economista, Duisenberg passou pelo Fundo Monetário Internacional, entre 1965 e 1969. Na altura deixou este organismo para assumir a pasta das Finanças do Governo trabalhista holandês (entre 1973 e 1977).
Duisenberg assumiu também a presidência do Banco Central Holandês durante 15 anos, até 1982. De seguida chefiou o Instituto Monetário Europeu, o organismo que antecedeu o BCE. Actualmente era administrador da companhia aérea Air France, cargo que ocupava dde Junho de 2004.
Reacções
O administrador do banco de Portugal recorda Duisenberg como um "profundo conhecedor" dos assuntos europeus e um "excelente coordenador de equipa".
Em declarações à SIC, Vitor Constâncio reconheceu que "como presidente do Banco Central Europeu (Duisenberg) foi decisivamente responsável para a consolidação da instituição, criada nessa altura, e pela introdução bem sucedida do euro em 1999".