HORROR E CRIME EM LONDRES
Londres: explosões são «actos terroristas» diz Blair
informação oficial aponta para 2 mortos. Ministro italiano adiantou 50 vítimas mortais.
- Sampaio condena «desprezíveis ataques» em Londres
Socorristas após as explosões - foto da Lusa
Tony Blair qualificou como «actos terroristas» e «particularmente bárbaro» as quatro explosões que tiveram lugar em Londres e relacionou os atentados com o início da Cimeira do G8.Blair disse ainda que se trata de uma acção terrorista coordenada e vai abandonar a Escócia, onde está a decorrer a Cimeira e segue para Londres.
Num site islamita, um grupo com ligações à al-Qaeda (auto-intitulado «organização secreta da al-Qaeda na Europa») reivindicou a autoria dos atentados justificando a iniciativa devido à intervenção no Iraque e Afeganistão.
Ainda há pessoas encurraladas nas carruagens e estações do metro, designadamente em King´s Cross.Segundo o porta-voz do serviço de ambulâncias há um número elevado de feridos. Mais de uma centena de feridos e um morto foram transportados para o Royal London Hospital.Fotos Lusa:
Oficialmente foi anunciada a morte de duas pessoas, mas outras informações indicam que o número deve ser muito maior. O ministro italiano do interior até já avançou que os atentados provocaram cerca de 50 mortos.
Testemunhas adiantam que se resgistaram momentos de pânico, com muitas pessoas feridas e presas dentro das carruagens do metropolitano
As explosões também atingiram autocarros. Um deles ficou parcialmente destruído.A BBC, que cita fontes policiais, adianta que a explosão que destruiu o autocarro de dois andares, em Russell Square, terá sido provocada por uma bomba.
As primeiras explosões tiveram lugar no metropolitano. Teriam sido despoletadas por pacotes com explosivos, colocados em vários pontos da cidade. Um desses pacotes com explosivos terá sido encontrado junto a uma estação do metro de Londres.
A polícia pediu aos jornalistas para não especularem.
O parlamento está reunido e o ministro britânico do interior referiu que tem poucas informações, adiantando que se registaram quatro explosões. Os primeiros dados apontavam para sete explosões.Os hospitais estão em estado de alerta.
As explosões e o receio de novas explosões estão a afectar o sistema de transportes. A circulação foi suspensa em toda a rede de metropolitano de Londres. A mesma decidão foi tomada nas ligações de autocarros na zona central da cidade. A rádio apela às pessoas para não sairem de casa e evitarem deslocar-se para o interior de Londres.
Depois destas explosões, vários países estão a reforçar as medidas de segurança. É o caso da França. EUA e Alemanha.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home