OBRIGADO PELA VISITA E VOLTEM SEMPRE portugal 2.BMP JAMS BLOG: Deputados brasileiros podem vir a Portugal

quinta-feira, agosto 04, 2005

Deputados brasileiros podem vir a Portugal

Comentário>>>Corrupção assim como a corrusão há-a por todo o mundo, pelos vistos não é só por estas bandas. Parece que pelas terras de Vera Cruz, também se vai mentindo, sempre que se pode. É defeito especial dos politicos.É mal de pele, pega-se.





Deputados brasileiros podem vir a Portugal
Para esclarecer envolvimento de empresas portuguesas no escândalo do "mensalão"
Um membro da comissão que investiga as denúncias de corrupção no Brasil sugeriu hoje a visita de uma comitiva de parlamentares a Portugal para esclarecer a suposta participação de empresas portuguesas.
Lusa
O deputado Paulo Baltazar, membro da comissão especial, acredita que é preciso esclarecer as denúncias em relação ao suposto envolvimento da Portugal Telecom e do Banco Espírito Santo (BES) com Marcos Valério.
O publicitário é apontado como o "homem da mala" que efectuaria o pagamento de uma quantia mensal a deputados brasileiros, a pedido da direcção do Partido dos Trabalhadores (PT), do presidente Lula da Silva.
"Sugiro que uma delegação vá a Portugal esclarecer esses factos, porque, se há políticos corruptos, precisamos de encontrar os corruptores", disse o deputado Paulo Baltazar.
A proposta foi feita logo após um novo depoimento do deputado Roberto Jefferson, autor das denúncias que revelaram a existência de um "saco azul" do PT e do "mensalão" no Parlamento brasileiro.
As suspeitas que recaem sobre empresas portuguesas
A suposta participação de empresas portuguesas no escândalo do "mensalão" foi um dos principais temas da reunião de hoje da comissão que investiga as denúncias.
Roberto Jefferson confirmou que Marcos Valério, o seu sócio Rogério Tolentino e o tesoureiro do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Emerson Palmieri, foram recebidos pela direcção da Portugal Telecom em Janeiro deste ano, em Lisboa.
"Eles voltaram de mãos vazias [de Lisboa], mas isto demonstra que Marcos Valério não operava apenas com recursos de publicidade", disse Jefferson. "Por alguma razão, a operação não foi realizada. A conversa é de que renderia oito milhões de euros, cerca de 24 milhões de reais, sendo 12 milhões de reais para o PT e para o PTB", salientou o parlamentar.
Portugal Telecom nega enovolvimento
Em nota distribuída à imprensa, a Portugal Telecom admitiu que manteve contactos com o publicitário Marcos Valério em Lisboa, para tratar da compra da empresa Telemig Celular pelo grupo português.
O presidente da Portugal Telecom, Miguel Horta e Costa, negou entretanto qualquer participação do grupo português no escândalo do "mensalão".
O susposto envolvimento do BES
Roberto Jefferson reafirmou ainda que foi procurado por Marcos Valério para que o PTB apoiasse a transferência de um depósito de 600 milhões de dólares de uma estatal brasileira num banco do Reino Unido para o BES.
Em contrapartida, os dois partidos, PT e PTB, receberiam cerca de 100 milhões de reais do BES, segundo a denúncia de Roberto Jefferson, o que acabou por não se efectivar.
"Valério disse que essa operação seria o início de uma ajuda aos nossos partidos", disse o parlamentar, durante o seu depoimento de hoje no Congresso brasileiro.
Roberto Jefferson salientou que o então ministro das Obras públicas, Transportes e Comunicações português, António Mexia, recebeu Marcos Valério, "na qualidade de consultor do Presidente do Brasil e a pedido de Miguel Horta e Costa", presidente da Portugal Telecom.
A Presidência da República brasileira divulgou terça-feira um comunicado em que nega que Marcos Valério tenha sido autorizado a apresentar-se como "consultor do presidente do Brasil".
Ricardo Espírito Santo, do BES, admitiu na edição de hoje do jornal O Globo que esteve com o então ministro José Dirceu, a 11 de Janeiro último, acompanhado de Marcos Valério.
José Dirceu, antigo ministro da Casa Civil, é apontado por Roberto Jefferson com o cabecilha da operação do pagamento de quantias mensais a deputados brasileiros.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

... a Caldeirada de Lula! ainda vai dar muito que falar!...
(O meu maior problenma nestas coisa dos blogs é a falta de tempo)
FORÇ'AÍ!
js de http://politicatsf.blogs.sapo.pt

5:46 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home