Norte e Centro em chamas

Arquivo SIC
Norte e Centro em chamas
Quinze fogos activos ao início da tarde
Pelo menos quinze incêndios estavam por circunscrever às 12h30, segundo o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil. Os fogos lavram nos distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Guarda, Leiria, Porto, Santarém, Vila Real e Viseu.
O incêndio que lavrava em Tomba Burros, concelho de Mesão Frio, distrito de Vila Real, motivou já a activação do Plano Municipal de Emergência e Protecção Civil e estava a ser combatido por 49 bombeiros, apoiados por 10 veículos e dois meios aéreos.
Também no distrito de Vila Real, em Dornelas, no concelho de Vila Real, se encontram 10 bombeiros, apoiados por dois veículos e um meio aéreo a combater chamas.
No distrito de Aveiro, lavrava em Paraduça, concelho de Vale de Cambra, o fogo não circunscrito que mais meios estava a mobilizar em todo o território de Portugal continental: 110 bombeiros, apoiados por 28 veículos.
Em Janarde, concelho de Arouca, 97 bombeiros, apoiados por 28 veículos e um meio aéreo, tentavam combater as chamas.
Em Penedo, concelho e distrito de Leiria, estavam às 12h30, 23 bombeiros, seis veículos e dois meios aéreos no combate a um fogo também por circunscrever.
No distrito do Porto lavravam três incêndios, sendo que o que mais bombeiros mobilizava era o de Santa Cruz, concelho de Penafiel, com 67 bombeiros e 19 veículos.
Os outros fogos que existiam neste distrito eram em S. João, concelho de Amarante, e em Pinheiral, concelho de Marco de Canavezes, que estavam a ser combatidos respectivamente por 46 bombeiros, apoiados por 11 veículos e 17 bombeiros, apoiados por quatro veículos.
No distrito de Santarém, o fogo por circunscrever situava-se em Casal João Dias, concelho de Torres Novas, e estavam no local 50 bombeiros, apoiados por 13 veículos e dois meios aéreos.
Por fim, no distrito de Viseu, estavam por circunscrever incêndios em Ameixiosa, concelho de S. Pedro do Sul, e em Amial, concelho de Castro Daire, estando envolvidos no seu combate 82 bombeiros, apoiados por 19 veículos e dois meios aéreos e 37 bombeiros e nove veículos, respectivamente.
Ainda neste distrito, deflagrou nas últimas horas um fogo em Antas, concelho de Penalva do Castelo, que está a ser combatido por 10 bombeiros, apoiados por dois veículos e um meio aéreo.
No distrito de Braga havia chamas em Covelas, concelho de Póvoa do Lanhoso onde estavam 24 bombeiros, apoiados por seis veículos e um meio aéreo.
Em Bragança, as chamas lavravam em Carvalho de Egas, concelho de Vila Flor, e estavam no local 25 bombeiros, apoiados por cinco veículos e um meio aéreo.
Também no distrito da Guarda, em Matança, concelho da Guarda, outro fogo mobilizava 31 bombeiros, apoiados por sete veículos e um meio aéreo.
Mais de 68 mil hectares já arderam este ano
Hoje, 12 distritos estão em risco máximo de incêndio, quatro em risco muito elevado e dois em moderado.
Mais de 52 mil hectares de floresta arderam em Portugal Continental em Julho, o pior mês desde o início do ano, elevando para 68.290 hectares a área destruída pelos incêndios nos primeiros sete meses de 2005, segundo o último relatório da Direcção-Geral dos Recursos Florestais (DGRF).
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home