OBRIGADO PELA VISITA E VOLTEM SEMPRE portugal 2.BMP JAMS BLOG: AS GRANDES DEMOCRACIAS DO MUNDO ! ! !

quarta-feira, março 29, 2006

AS GRANDES DEMOCRACIAS DO MUNDO ! ! !

Comentário>>> Enquanto precisaram dos emigrantes embora não devidamente legalizados deixaram-nos ficar; depois de não precisarem, mandam-nos embora, mas só dos que já não precisam, ficando com os que, embora não legalisados tambem, fazem os trabalhos que os democratas Canadianos não querem fazer. Rico modo de mostrar a sua democracia. É como fizeram aos pescadores do bacalhau.


Portugueses tentam escapar à deportação
O presidente do Congresso luso-canadiano, Peter Ferreira, afirma que foram dadas ordem de prisão a portugueses que foram notificados com vista à expulsão. Centenas estão escondidos para escapar à deportação, explicou à TSF um jornalista do Toronto Sun.
( 21:02 / 29 de Março 06 )
Duas dezenas de portugueses que vivem no Canadá evitaram a deportação e de imediato foram emitidos mandados de captura.
«Foram emitidos mandados de captura para esses que não compareceram, se vão um dia ser presos ou não, só Deus é que sabe», disse Peter Ferreira.
O presidente do Congresso luso-canadiano adianta que ninguém conhece ao certo quantos portugueses estão escondidos.
«Umas dúzias de portugueses não compareceram aos voos e todos os dias vai haver mais até que se encontre uma solução para este problema. Existe uma dureza absoluta da parte do Governo», explicou.
Peter Ferreira denuncia um medo crescente entre a comunidade portuguesa.
«Há tanta tensão, tanta ansiedade que mesmo aqueles que vivem cá há 20 ou 30 anos de uma maneira ou de outra pensam que também fazem parte desta situação. Também se fala que a polícia está a deslocar-se a centros comerciais, cafés e bares que são frequentados por portugueses», acrescentou.
Centenas de portugueses estão escondidos na cidade de Toronto por receio de serem deportados.
Tom Godfrey, um jornalista do diário Toronto Sun, que estabeleceu contacto com os portugueses que passaram à clandestinidade, explicou à TSF o ambiente que se vive.
«Ontem falámos com alguns deles e pessoas que trabalham com portugueses adiantaram que há centenas que estão escondidos, mudaram de casa, tiraram os filhos da escola, estão a tentar desaparecer, não querem sair de casa com medo de ser detidos», explicou.
O jornalista salientou ainda que os emigrantes portugueses «são todos cumpridores da lei, não são criminosos».
«São pessoas trabalhadoras. Uma das famílias disse que queria cá ficar para assistir ao baptismo de um familiar e alguém afirmou que não vai trabalhar nas próximas semanas e que vai esperar que desapareça toda a atenção sobre este assunto, só depois vai sair de casa para voltar ao emprego ou encontrar outro», disse Tom Godfrey.
Peter Ferreira, presidente do Congresso luso-canadiano, chamou ainda a atenção para uma outra situação.
«Os pais são obrigados a sair, os filhos podem tecnicamente ficar cá, só que na prática quem é o pai ou a mãe que vai deixar um filho? Estas crianças que nasceram aqui e não têm culpa de nada vão também ser sujeitos a deportação, mesmo que o Governo do Canadá não os esteja a expulsar», lembrou.
Um cenário que aflige vários portugueses no Canadá