OBRIGADO PELA VISITA E VOLTEM SEMPRE portugal 2.BMP JAMS BLOG: Plano da UE sobre alterações climáticas

sexta-feira, março 09, 2007

Plano da UE sobre alterações climáticas



É uma vitória para a Europa e uma demonstração de liderança, disse Sócrates
O primeiro-ministro, José Sócrates, afirmou que a adopção do plano de acção de combate às alterações climáticas hoje alcançado pelos líderes europeus em Bruxelas, com metas vinculativas, constitui "uma vitória para a Europa" e demonstração de liderança.
"A Europa precisava de dar um sinal claro de liderança e iniciativa. A adopção deste plano de acção é sem duvida uma vitória para a Europa e uma prova de vitalidade política", comentou o chefe de Governo, no final da "Cimeira da Primavera".
"A decisão da UE por metas claras e imperativas é uma opção que dá credibilidade à sua política", afirmou Sócrates, que sublinhou o "profundo significado político mas também económico" do acordo hoje alcançado, que classificou como um dos maiores contributos dos últimos anos para "mais emprego", "maior crescimento económico" e "inovação".
Os chefes de Estado e Governo da UE chegaram hoje a acordo sobre uma meta vinculativa de 20 por cento de energias obtidas de fontes primárias renováveis (vento, água, sol e biomassa), até 2020, em relação ao consumo total de energia na União.
Entre outras medidas, comprometeram-se também a alcançar, até 2020, pelo menos, uma redução de 20 por cento das emissões de gases com efeito de estufa (responsável pelo aquecimento global do planeta), em relação aos níveis de 1990, e de 30 por cento se os restantes países desenvolvidos se comprometerem a atingir reduções de emissões "comparáveis".
Com Lusa