OBRIGADO PELA VISITA E VOLTEM SEMPRE portugal 2.BMP JAMS BLOG: Ota: Quercus não tem «posição definitiva»

segunda-feira, abril 02, 2007

Ota: Quercus não tem «posição definitiva»

Ota: Quercus não tem «posição definitiva» sobre alternativas
A Quercus não tem uma «posição definitiva» sobre as localidades de Faias e Poceirão, apontadas como alternativas para a construção do novo aeroporto de Lisboa, projectado para a Ota, disse o vice-presidente da associação ambientalista.
«Não temos uma posição definitiva sobre os novos locais na península de Setúbal, uma vez que ainda não temos dados suficientes para ponderar a viabilidade dessas opções», afirmou à agência Lusa o vice-presidente da Quercus, Francisco Ferreira.
No entanto, Francisco Ferreira adiantou que nas localidades de Faias e do Poceirão «se mantêm muitos dos problemas que se colocaram em Rio Frio».
Aquando da revelação do estudo de impacto ambiental que comparava a Ota a Rio Frio, a Quercus defendeu que, «apesar de não ser a opção ideal, a localização do novo aeroporto na Ota era um mal menor».
Para a associação ambientalista, a localização do novo aeroporto em Rio Frio «levantava um conjunto de aspectos ambientais a evitar», nomeadamente a grande proximidade com o estuário do Tejo e o facto de ser um «vasto pulmão da zona de Setúbal».
De acordo com o vice-presidente da associação, a Quercus vai «discutir internamente para ver se vale a pena investir nos estudos de impacto ambiental» para as duas alternativas de localização propostas pelo professor do Instituto Superior Técnico José Manuel Viegas.

José Manuel Viegas propôs, a 27 de Março, durante o programa televisivo «Prós e Contras» da RTP 1, as zonas do Poceirão e de Faias como alternativas na margem sul do Tejo para a construção do novo aeroporto, defendendo que a obra se tornaria mais barata e com maior capacidade.

Na altura, o professor afirmou que os estudos preliminares que efectuou mostraram que as duas localizações propostas estão «fora dos corredores ambientais», minimizando o impacto ambiental da obra e que têm espaço para que possa ser construída uma cidade aeroportuária.
Diário Digital / Lusa02-04-2007 13:08:00