OBRIGADO PELA VISITA E VOLTEM SEMPRE portugal 2.BMP JAMS BLOG: Jardim critica atitude de Freitas do Amaral

sábado, julho 09, 2005

Jardim critica atitude de Freitas do Amaral

Comentário>>Ele já tem o exemplo do que se passa no Continente

Pedido de desculpas do MNE "é insólito"
Jardim critica atitude de Freitas do Amaral
O presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, qualificou hoje de "insólita" a atitude do ministro dos Negócios Estrangeiros, Freitas do Amaral, que segundo o semanário Expresso teria pedido desculpa à China em nome de Portugal.
Lusa
Alberto João Jardim reagia assim a uma informação divulgada hoje pelo jornal Expresso, segundo a qual, na sequência de declarações suas contra a presença de chineses na Madeira, Freitas terá feito saber ao embaixador da China em Portugal que "deplorava as palavras" do líder madeirense.
Segundo o jornal, que não cita qualquer fonte, a mensagem do chefe da diplomacia foi transmitida através do Director-Geral de Política Externa do MNE.
"Não percebo a atitude, pois Portugal é um país democrático e não tem que se agachar a um que não respeita os direitos humanos", disse Alberto João Jardim em declarações aos jornalistas no final do Conselho Regional do PSD-Madeira.
O chefe do governo regional da Madeira afirmou ainda que as desculpas terão sido apresentadas a pedido do líder nacional do PSD, Luís Marques Mendes.
Contactado pela agência Lusa, o porta-voz do MNE, António Carneiro Jacinto, afirmou que "não há qualquer comentário a fazer" sobre estas declarações de Alberto João Jardim, nem sobre a notícia do Expresso.
No passado domingo, no encerramento da festa "24 horas a bailar", em Santana, Alberto João Jardim manifestou-se contra a entrada de imigrantes chineses, indianos e dos países da Europa de Leste na ilha da Madeira.
"Portugal já está sujeito à concorrência de países fora da Europa, os chineses estão a entrar por aí dentro, os indianos a entrar por aí dentro e os países de leste a fazer concorrência a Portugal", afirmou o presidente do Governo Regional da Madeira.
Confrontado com um sinal de uma pessoa entre a assistência, o líder madeirense respondeu: "Está-me a fazer um sinal porquê? Estão aí uns chineses? É mesmo bom para eles ouvirem porque eu não os quero aqui".