Tempel 1 "estava coberto de poeira"
Tempel 1 "estava coberto de poeira"
NASA explica difusão de matéria no espaço após choque
O cometa Tempel 1, atingido segunda-feira com sucesso por um projéctil da sonda Deep Impact, estava coberto de poeira na sua superfície, o que explica a forte difusão de matéria no espaço observada após o choque.
Lusa
"Os instrumentos da sonda Deep Impact", que continua distanciada do cometa, "mostram que uma imensa nuvem de pó fino foi libertada quando o projéctil atingiu o núcleo do cometa a 37.000 quilómetros/hora", indicou o Jet Propulsion Laboratory da Agência Espacial Norte-americana (NASA).
"A grande surpresa foi a opacidade da nuvem criada pelo projéctil e a luminosidade que difundiu", indicou o responsável científico da expedição Mike A'Hearn, da universidade de Maryland.
"Isto significa que a superfície do cometa era extremamente fina, mais como pó de talco do que como areia", sublinhou a mesma fonte, citada pelo comunicado.
A NASA conseguiu segunda-feira projectar um engenho contra o Tempel 1, um cometa a 133 milhões de quilómetros da Terra, uma experiência em que a Agência Espacial espera aproveitar para retirar informações sobre a formação do sistema solar.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home