OBRIGADO PELA VISITA E VOLTEM SEMPRE portugal 2.BMP JAMS BLOG: INCÊNDIOS - Dez fogos por circunscrever

terça-feira, agosto 16, 2005

INCÊNDIOS - Dez fogos por circunscrever












Comentario>>> Nunguém acredita
se fôr contado, mas o mundo vai saber que em Portugal vivei os horrores destes fogos e que tem um primeiro ministro que esteve nas tintas de férias no Kénia. Não é que não tenha direito a férias, todos temos, mas um primeiro ministro com um país assim tem obrigação de proceder como homem, independentemente de ser primeiro ministro. O facto do seu trás e leva recados, ministro Costa lhe dizer por três vezes, segundo ele declarou, não venha , não vale a pena, as coisas vão-se resolvendo, então isto chega para o senhor Sócrates não vir?
realmente será melhor não vir e ficar por lá, porque se fosse responsável de direito tinha vergonha e nunca mais cá aparecia. Quantas mortes já o fogo provocou , se calhar mais de 15.
Espanhois foram 15 num acidente de héli e fora do país, mas, um homem que esteja de férias, pelo menos em memória de seus conterrâneos, abandonou as férias. Compare as atitudes senhor Sócrates


INCÊNDIOS Dez fogos porcircunscrever
Dez ncêndios continuavam por controlar em sete distritos do país ao final da tarde, sendo o de Pampilhosa da Serra o que maior número de meios mobilizava. Entretanto, fonte da protecção civil indicou que a aldeia de Testeira, em Vila Real, foi evacuada devido a um incêndio que lavra no Parque Natural do Alvão desde segunda-feira à noite.
( 20:52 / 16 de Agosto 05 )
De acordo com o último ponto de situação feito pelo SNBPC, 1.684 bombeiros, apoiados por 446 veículos e 25 meios aéreos, estavam àquela hora envolvidos em acções de combate, rescaldo e vigilância de incêndios.
O incêndio que deflagrou sábado em Casal da Lapa, concelho de Pampilhosa da Serra, distrito de Coimbra, estava a ser combatido por 375 bombeiros, com o auxílio de 112 veículos e cinco meios aéreos e já tinha obrigado à activação do Plano Municipal de Emergência.
Entretanto, o Plano Especial de Emergência Distrital para Incêndios Florestais foi accionado pelo Governador Civil de Coimbra, Henrique Fernandes.
No distrito de Viseu, um fogo em Carvalhal de Vermilhas, concelho de Vouzela, mobilizava 97 homens, 27 viaturas e um meio aéreo.
No mesmo distrito, em Água de Alte, no concelho de Castro D'Aire, 26 bombeiros tentavam controlar as chamas, auxiliados por quatro veículos e dois meios aéreos.
No distrito de Castelo Branco estavam dois incêndios por circunscrever, um dos quais em Serra da Santa, concelho da Sertã, mobilizando 83 bombeiros, apoiados por 23 veículos e cinco meios aéreos.
Em Sancha Moura, concelho de Oleiros, estavam envolvidos no combate às chamas 30 bombeiros, com oito viaturas.
No distrito de Santarém, um incêndio em Carvalhal, no concelho do Sardoal, mobilizava 52 bombeiros e 14 viaturas.
No mesmo distrito, em Boleiros, no concelho de Ourém, 47 bombeiros tentavam controlar as chamas, com o auxílio de 13 veículos.
No distrito de Bragança, em Mogo de Malta, concelho de Carrazeda de Ansiães, um fogo mobilizava 32 bombeiros e nove veículos, tendo sido activado o Plano Municipal de Emergência.
Em Fridão, concelho de Paços de Ferreira, distrito do Porto, 28 bombeiros tentavam controlar as chamas, apoiados por seis viaturas.
No distrito de Vila Real, em Relva, na área protegida do
Parque Natural do Alvão, um incêndio mobilizava 26 bombeiros e oito
viaturas.No distrito de Viana do Castelo já tinha sido circunscrito o fogo que deflagrava em Lugar de São Mamede, concelho de Viana do Castelo, permanecendo no local 41 bombeiros e 11 viaturas.
No mesmo distrito, o fogo que lavrou em Arcozelo, concelho de Ponte de Lima, estava dominado, permanecendo no local 10 homens, apoiados por dois veículos.
Aldeia de Testeira evacuada
Destaque ainda para a aldeia de Testeira, em Vila Real, que foi evacuada devido a um incêndio que lavra no Parque Natural do Alvão desde segunda-feira à noite.
Os Serviços Municipais de Emergência e Protecção Civil reuniram hoje à tarde de emergência na Câmara de Vila Real e decidiram evacuar a aldeia.
No combate às chamas estavam 88 bombeiros de 14 corporações, que contam com o apoio de 23 viaturas e um helicóptero.