OBRIGADO PELA VISITA E VOLTEM SEMPRE portugal 2.BMP JAMS BLOG: Limpeza coerciva das florestas

quarta-feira, agosto 24, 2005

Limpeza coerciva das florestas

Comentário>>>Se não fosse a incompetencia
deste senhor Costa, talvez os fogos não fossem
tão incontroláveis. Mas a incompetencia ainda
é louvada pelo senhor Sócrates. Mas que duas
nulidades. Mas senhor presidente, antigamente
havia cantoneiros dos serviços florestais que não só limpavam
o que era do estado, como estavam atentos a alguns incumprimen-
tos dos outros proprietários; mas acabaram ou reduziram, de tal forma, que andam-se
quilómetros nas estradas e nem um se vê. O senhor presidente
que é da minha idade e deve-se lembrar.




PORTUGAL A ARDER COMO NUNCA !!!




Limpeza coerciva das florestas
Sampaio quer que proprietários sejam obrigados a limpar terrenos
O Presidente da República defende que os proprietários das áreas florestais sejam obrigados a limpar os terrenos. Jorge Sampaio pediu uma "meditação séria" sobre a reestruturação florestal, para que o país não continue a assistir todos os anos à devastação causada pelas chamas.
Lusa
No Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC), onde hoje foi informado sobre a situação dos incêndios que lavram no país, Jorge Sampaio voltou a apelar à união e solidariedade no combate aos fogos, mas destacou sobretudo a necessidade de "ir à raiz" do problema.
Salientando o facto de actualmente 90 por cento da floresta ser privada, havendo "uma enorme percentagem que não é limpa", o Chefe de Estado defendeu, a título pessoal, que "está a chegar o momento de equacionar" a aplicação do princípio da obra coerciva à limpeza das florestas, "tal como acontece com os prédios nos aglomerados urbanos".
Face aos danos que os fogos "projectam na comunidade" nacional, esta é uma questão que, no entender de Jorge Sampaio, "não pode ser compatível com a ausência da capacidade de intervenção junto daqueles que são proprietários e que não cuidam da floresta que têm a seu cargo".
Outra das questões que, na opinião de Jorge Sampaio, devem merecer uma "meditação séria" é o "problema de ordenamento sério" com o que o país e, especificamente, a "reestruturação da floresta".
"Temos que saber que floresta queremos, de que maneira queremos organizar esse recurso fundamental (...). A reestruturação da floresta portuguesa está na ordem do dia e a partir de Setembro todas as energias têm que ser votada para este debate", afirmou.
"Está a chegar o momento em que não podemos adiar mais isto", acrescentou.
No SNBPC, onde esteve também o ministro da Administração Interna, António Costa, Jorge Sampaio agradeceu aos pilotos que estão a combater os fogos, pediu a compreensão das populações para a circunstância de nem sempre ser possível recorrer a meios aéreos no combate às chamas e salientou a presença no continente de bombeiros das regiões autónomas.
Paralelamente, o Presidente da República procurou sensibilizar os "superiores hierárquicos" dos bombeiros voluntários, nomeadamente os que trabalham para câmaras municipais ou organismos do Estado, para que "ajudem à sua mobilização" perante "uma situação climatérica única" de seca que está a afectar o país este ano.
Na sua declaração, Jorge Sampaio apelou ainda à comunicação social para que "encontre uma forma de cooperação activa", nomeadamente, "explicando alguns dos mecanismos", que "limpezas se podem e devem fazer" ou que "solidariedades podem ser fomentadas ao nível local".