OBRIGADO PELA VISITA E VOLTEM SEMPRE portugal 2.BMP JAMS BLOG: Custos ou problemas duma descolonização exemplar

quarta-feira, abril 12, 2006

Custos ou problemas duma descolonização exemplar

Comentario>>>Mais um problema, que infelizmente os portuguêses, ou não souberam resolver , ou não quizeram, ou
dados interesses, tinha que ser mesmo assim mal resolvido.
Cabinda nunca foi Português, como nunca pertenceu a Angola.
A historia, que o Estado português bem conhece, assim o diz. Os tratados sejam eles recentes ou antigos devem ser cumpridos e respeitados; o que não aconteceu, E porquê ???

SIC
Em entrevista à SIC Notícias, Bento Bembe disse estar em Cabinda
Bento Bembe acredita na paz em Cabinda
Líder da FLEC e do Fórum Cabindês confia no Governo angolano
Bento Bembe, líder da FLEC e do Fórum Cabindês para o Diálogo, afirma estar confiante na possibilidade de criação de um Estatuto Especial para o Enclave de Cabinda, anunciado pelo Governo de Angola. Em declarações à SIC Notícias, Bento Bembe disse, esta terça-feira, que o principal objectivo dos contactos com o Governo angolano é conseguir a paz em Cabinda.
SIC
"O objectivo é estabelecer a paz para depois podermos trabalhar livremente e evoluirmos", disse Bento Bembe.
Num gesto político sem precedentes, o chefe do Executivo angolano afirmou no final de Março, na Assembleia Nacional, em Luanda, que poderá ser conferido um estatuto especial para Cabinda, no quadro das negociações que, admitiu, foram estabelecidas com os independentistas.Bento Bembe está convencido de que em breve os contactos vão ser retomados.Têm sido constantes os abusos contra os direitos humanos em Cabinda. Recentemente, sacerdotes da Igreja do Enclave têm sido perseguidos. A presença das Forças Armadas angolanas é permanente. Por isso, a desmilitarização de Cabinda é um dos passos mais importantes do processo."Quando houver um compromisso político entre o Governo e o Fórum Cabindês para o Diálogo, (…) já não haverá razão para haver efectivos militares tais como os que estão lá neste momento, porque Cabinda está completamente militarizada", afirmou Bento Bembe.Bento Bembe foi detido em Junho do ano passado na Holanda, onde enfrentou um pedido de extradição para os Estados Unidos, pelo rapto de um cidadão norte-americano, nos anos noventa. Meses depois, enquanto aguardava julgamento em liberdade, desapareceu. Em entrevista à SIC Notícias, o líder da FLEC e do Fórum Cabindês garantiu estar em Cabinda mas não revelou como saiu da Holanda.