OBRIGADO PELA VISITA E VOLTEM SEMPRE portugal 2.BMP JAMS BLOG: Portugal precisa de um «grande abalo»

sexta-feira, maio 26, 2006

Portugal precisa de um «grande abalo»



Comentário>>>Que nos diz disto senhor primeiro ministro? verdade ou o homem não percebe nem sabe o que diz?


Portugal é visto no estrangeiro como um país em contínua degradação e declínio no que respeita ao mais variados indicadores económicos, necessitando de um «grande abalo». O retrato negro é traçado pelo guru da gestão norte-americano, Jack Welch.
( 16:30 / 26 de Maio 06 )


O norte-americano Jack Welch, antigo presidente-executivo da General Electric e reconhecido como o melhor gestor do séc. XX, entende que é «humilhante» a forma como Portugal é visto no estrangeiro.
À margem do Fórum para a Competitividade, a decorrer em Lisboa, Mira Amaral, presidente do Fórum, serviu de porta-voz e ralatou o cenário negro traçado por Jack Welch.
«Ele (Jack Welch) diz que é humilhante para os portugueses a percepção que o exterior tem de Portugal, com uma contínua degradação e declínio ao longo dos últimos anos», disse Mira Amaral.
A educação, formação profissional, inovação, investigação, desenvolvimento tecnológico e níveis de exportação foram alguns dos exemplos apontados.
Jack Welch tornou a General Electric num dos maiores grupos económicos do mundo, sendo avaliada em 12 mil milhões de euros quando chegou à presidência do grupo.
Duas décadas depois da sua saída, a General Electric estava avaliada em 400 mil milhões de euros.
No relato de Mira Amaral, Jack Welch diz que Portugal precisa de um «grande abalo», alertando para a necessidade de «liderança no país e um choque muito forte, que permita criar um ambiente positivo, por forma a ser um verdadeiro motor de crescimento económico».
Já depois da conferência, a TSF entrevistou Jack Welch que, apesar de ser menos duro nas palavras, não deixou de questionar o desempenho da economia portuguesa.
«Se compararmos o crescimento com o dos países da Europa do Leste, com a Irlanda ou Espanha , eu ficaria embaraçado com o desempenho económico português», afirmou.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

... mas o que interessa aos nossos politicos não é as palavras dos economistas, industriais ... ou outra entidade que possa investir em Portugal... o mais importante são as palavras das pessoas que vêem futebol...
FORÇ'AÍ!
js de http://politicatsf.blogs.sapo.pt

10:57 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home