OBRIGADO PELA VISITA E VOLTEM SEMPRE portugal 2.BMP JAMS BLOG: António Costa lança apelo a patrões e populações

terça-feira, agosto 09, 2005

António Costa lança apelo a patrões e populações


Comentário>>>Só quando vêm o cú a arder, pois é
o que tem estado a acontecer de todas as direções, é
que se lembram que há bombeiros. Entretanto e quando
acabar esta fase, as promeças já estarão esquecidas,
não será assim que tem sido senhor ministro? Onde estão
os resultados das promessas feitas há já anos? estão à
vista. Parabéns pelo vosso bem trabalho, execelente.



António Costa lança apelo a patrões e populações
O ministro da Administração Interna lançou um apelo aos patrões para que libertem os empregados que são bombeiros voluntários para que estes possam ajudar no combate aos incêndios. Classificando a situação dos fogos no país de «extrema gravidade» António Costa deu ainda conta do que pode ser feito para impedir mais incêndios.
( 13:48 / 05 de Agosto 05 )
O ministro de Estado e da Administração Interna lançou, esta sexta-feira, um apelo aos patrões para que "libertem" os seus empregados que são bombeiros voluntários para que estes se apresentem nos respectivos quartéis e possam ajudar no combate aos incêndios.
«Previsivelmente vamos ter ainda nos próximos dias grandes dificuldades. É necessário termos condições para fazermos a rotação dos efectivos. Não é possível estarem os mesmos homens a combater os mesmos fogos dias e dias. Temos de aumentar essa disponibilidade», explicou o António Costa durante uma conferência de imprensa realizada no Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC).
O ministro da Administração Interna fez também um apelo a autarcas e população em geral para que mantenham a limpeza das matas. «A prevenção ainda hoje é possível. Não vale a pena pensarmos que a limpeza das matas, das zonas à volta das casas, que a limpeza das zonas à volta das populações, que devia ter sido feita no Inverno não pode ser feita agora», disse o governante.
Reagindo aos reparos feitos por alguns autarcas e bombeiros, que se queixam, da escassez de meios aéreos para combate aos fogos, o ministro explicou o que aconteceu, por exemplo o que aconteceu em Leiria, onde o fumo intenso impediu a utilização de meios aéreos e obrigou à utilização de mais homens e viaturas.
Perante os jornalistas, António Costa classificou de «extrema gravidade» a actual situação dos fogos em Portugal Continental, mas lembrou que quinta-feira os bombeiros conseguiram extinguir 411 fogos e que «apenas 16 transitaram para hoje».
O governante realçou ainda a ajuda prestada pelo Exército, que disponibilizou mais 14 pelotões, num total de mais de 400 homens e o apoio da força aérea que, quarta-feira, disponibilizou um helicóptero.